quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Discutindo conceitos

É muito comum escutarmos as pessoas dizendo que alguém emitiu apenas uma opinião ou fez um comentário sobre um espetáculo, mas, que este NÃO é crítica. Para você existem diferenças entre comentário, opinião e crítica? Se existem, quais são?

3 comentários:

  1. Penso que a diferenciação reside mais no status de quem fala e o espaço onde essa fala é difundida. O conteúdo passa a ser compreendido, em termos de maior ou menor complexidade, muito por aí. Em linhas gerais diria que:
    - opinião: análise subjetiva da recepção gerada pelo produto artístico. Calcada mais na empatia com o produto ou seus artífices, pois não tem o compromisso de contextualizar essa obra num panorâma artísitico mais amplo.
    - comentário: o mesmo que crítica, mas sem o rótulo social.
    - crítica: aquele que está investido de "oficialidade", concedida por outros (artistas - editores - veículos de comunicação) dão este caráter a opinião-comentário emitido. Penso essa condição resignifica o conteúdo da "opinião-comentário" em análise ou decupagem do produto, mesmo quando seu autor não teve essa pretensão.

    ResponderExcluir
  2. Post de Eve Mendes:

    Crítica é uma reflexão, uma descrição detalhada do espetáculo. Algo que suscite a curiosidade do leitor em assistir à obra artística descrita para que este tire as suas conclusões.
    Comentário é uma descrição geral da obra artística, sem aprofundamento, deixando evidente se gostou ou não gostou e dando um motivo para isso ter ocorrido.
    Por fim, opinião é afirmar num breve relato, o motivo de ter (ou não) gostado do espetácul.

    ResponderExcluir
  3. Post de Patrick:

    Crítica, opinião e comentário

    Ao longo de nossa vida, no nosso estado de vigília (enquanto estamos acordados) vamos compondo comentários incessantemente com a formação de nossos pensamentos. Nosso sistema cognitivo vai fazendo diversas conexões de imagens e sentimentos vividos e acumulados na consciência e subconsciência no decurso de cada vivência. Através dessas conexões com o sistema nervoso é que sentimos as reações de nosso organismo perante os fatos que nos rodeiam. Estamos sempre reagindo aos estímulos que chegam aos nossos sentidos.
    Uma experiência intelectual sobre um assunto pontual, como experiência artística de uma peça de teatro, pode ser um simples relato dos sentimentos que se tornaram conscientes no momento da apresentação. Neste sentido, vejo muito próximos os conceitos de crítica, opinião e comentário. A rasa diferença estaria no contexto em que essa exposição está colocada. Por exemplo, entre um grupo de amigos em um momento de descontração, num bar na casa de alguém entre uma cerveja e outra, o que se fala sobre um espetáculo, classifico como comentário, onde cada um fala de suas sensações e se foram boas ou ruins, de como se sentiu ao findar o espetáculo, se o tipo de experiência lhe agrada ou se prefere outra. Já em outro contexto como um grupo de alunos de teatro ou num grupo de teatro no qual se propõe uma discussão sobre um espetáculo com o intuito de elaborar uma reflexão acerca da profissão almejada ou vivenciada (profissional em teatro), possui outro caráter, no qual o foco é mais específico e abarca um maior detalhamento a respeito do tema, no caso a experiência vivida no momento da peça em questão e todos os elementos que levaram a tal experiência ser do jeito que foi, e ainda das intenções dos artistas, detalhes, técnicos, teóricos, etc, nesse debate cada um daria a sua opinião que seria, então, uma reflexão um pouco mais profunda, verticalizada a respeito da peça.
    O outro contexto seria de uma exposição da reflexão para um público maior e desconhecido abarcando os artistas executores da obra em questão. O simples fato dessa exposição ser aberta, acessível a todos, caracterizaria como crítica.

    ResponderExcluir